Porquê procurar um psicólogo?

Procurar Ajuda

Todos nós passamos por períodos de stress, tristeza, luto e conflito. Nesses momentos nem sempre é simples saber se está na hora de procurar um profissional, para ajudar a lidar com o problema.


Por esse motivo apresentamos alguns sinais que o irão ajudar a melhor identificar a necessidade de iniciar psicoterapia.

Sinais

  • Todas as suas emoções são intensas:

    Se está constantemente reativo e sente dificuldade no controle das suas emoções, para que as outras pessoas não percebam como realmente se sente.

  • Passou por um trauma e não consegue parar de pensar no assunto:

    Se a dor de uma morte na família, uma separação ou perda do emprego, passam a ser o foco de todos os seus pensamentos, sentindo-se ansioso(a).

  • Tem dores de cabeça recorrentes e inexplicáveis, dores de estômago ou baixa resistência:

    Se está emocionalmente abalado, o corpo pode ser afetado (somatização). 

  • Está utilizando alguma substância ou comportamento aditivo para aguentar o dia-a-dia:

    Se percebe mudanças no apetite, aumento de ingestão de álcool/tabaco ou intensificação de atividades que o transportam para uma realidade paralela (jogo, series, etc).

  • Não está a ser produtivo no trabalho ou nos estudos, como deveria:

    Se verifica mudanças na sua performance, pode está associado a um desequilíbrio emocional, o que o fará sentir-se desconectado do trabalho. Dificuldades na atenção e concentração e menor eficácia nas tarefas são percebidas por si e pelos outros.

  • Sente-se desconectado do que gostava de fazer:

    Se estar com amigos e família ou participar de grupos onde pertence, deixou de ser gratificante, como se já nada fizesse sentido, é sintoma de uma alteração de humor que não deve ser ignorada. 

  • Vê os seus relacionamentos a ficarem desgastados:

    Se sente dificuldade para partilhar e explicar as suas emoções ou se sente-se ansioso ou mais triste quando está a interagir com as pessoas de quem mais gosta, com medo de não ser compreendido ou ser abandonado.

  • Ouve os seus amigos e familiares dizerem que estão preocupados consigo:

    Se alguém que faz parte da sua vida lhe diz algo como: “Estou preocupado com esta situação.”, “Falaste com alguém sobre isso?”, “Já não te reconheço.”, “Estás bem?” ou “Já não sei o que fazer.”

Tem mais questões?

Para esclarecimentos adicionais ou marcação de consulta