Depressão e Ansiedade

Depressão e Ansiedade

Procurar Ajuda

Na atualidade a exigência que o nosso quotidiano nos impõe coloca desafios cada vez maiores na esfera profissional, pessoal e familiar, o que poderá resultar numa perturbação de humor, mesmo que temporária e que deverá ser alvo de tratamento adequado para a sua recuperação.


Este grupo de perturbações tem como característica predominante alterações significativas do humor.

Perturbações:

Dentre estas podemos destacar:

  • Depressão Major

    Caracteriza-se por um ou mais episódios depressivos major (isto é, pelo menos duas semanas de humor depressivo ou perda de interesse, acompanhado pelo menos de quatro sintomas adicionais de depressão).

  • Distimia

    Carateriza-se por um humor cronicamente deprimido que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos 2 anos.

  • Perturbação Bipolar

    Caracteriza-se por episódios alternados de mania e depressão, de forma cíclica.

  • Perturbação de Pânico

    Corresponde a um período discreto no qual se inicia de modo súbito uma intensa apreensão, medo ou terror, frequentemente associados com sensação de catástrofe iminente. Durante estes ataques, sintomas como falta de ar, palpitações, desconforto ou dor no peito, sensações de sufoco e medo de enlouquecer ou perder o controlo estão presentes.

  • Agorafobia

    Caracteriza-se pela ansiedade ou evitamento de lugares ou situações as quais a fuga pode ser difícil (ou embaraçosa) ou nos quais possa não ter ajuda no caso de ter um ataque de pânico.

  • Fobia Específica

    Caracteriza-se pela ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a uma situação ou objeto temido, que frequentemente conduz ao comportamento de evitamento.

  • Fobia Social

    Caracteriza-se pela ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, que frequentemente conduz ao comportamento de evitamento.

  • Transtorno Obsessivo-Compulsiva

    Caracteriza-se por um conjunto de obsessões (as quais causam forte mal-estar ou ansiedade) e/ou compulsões (as quais servem para neutralizar a ansiedade).

  • Stress Pós-traumático

    Carateriza-se pela reexperiência de um acontecimento extremamente traumático, acompanhado por uma maior reatividade e evitamento dos estímulos associados com o trauma.

  • Ansiedade Generalizada

    Caracteriza-se por um período de pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação persistente excessiva.

Tem mais questões?

Para esclarecimentos adicionais ou marcação de consulta,

Share by: